terça-feira, 30 de agosto de 2011

Óleo de Argan – o ouro do Marrocos.

Categories: , , ,

Você já conhece o óleo de Argan? O óleo de Argan tem sido considerado a oitava maravilha no mundo dos cosméticos.  E não é à toa. O óleo de Argan, devido às suas reconhecidas propriedades benéficas para o corpo, unhas, rosto e cabelos; ao seu alto valor nutricional e à sua escassez, é também conhecido como ouro do Marrocos.
A Argan Spinoza é uma árvore disponível apenas em um território de reserva declarado como patrimônio florestal da humanidade no sul do Marrocos. Utilizado há séculos por mulheres berberes por suas propriedades cosméticas excepcionais, o ouro do Marrocos também é utilizado no país como parte da dieta e da medicina tradicional.

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE ARGAN

O óleo de Argan, obtido através da pressão das amêndoas extraídas e os frutos secos de Argan, é rico em ácidos graxos essenciais (80%), sendo 45% ácido oleico e 35% ácido linoleico; vitamina A; ômega 6 e ômega 9 e substitui com vantagens o colesterol em cosméticos. Os ácidos graxos essenciais do óleo de Argan evitam o ressecamento e perda de elasticidade da pele.


Além destas propriedades, o óleo de Argan tem em sua composição altos níveis de gamma tocoferol, um dos mais poderosos antioxidantes naturais na neutralização de radicais livres; alta quantidade de esteróis, em especial, deschottenol (44 a 49%), que tem propriedades inibitórias de desenvolvimento celular.

As propriedades anti-inflamatórias também são encontradas no óleo de Argan através dos álcoois triterpênicos, incluindo o Lupeol (71%). Os ácidos triterpênicos possuem propriedades medicinais de alta atividade bactericida, fungicida, antiviral, analgésica e até antitumoral.




INDICAÇÕES COSMÉTICAS DO ÓLEO DE ARGAN

Além do uso do óleo puro, o óleo de Argan pode ser facilmente incorporado em xampus, condicionadores, cremes, máscaras, hidratantes, restauradores e outros tipos de cosméticos.
1. USO CAPILAR:
O óleo de argan pode ser utilizado em escova progressiva, tinturas, alisantes, óleos, cremes,loções, condicionadores de tratamento intensivo, entre outros.
  • Indicações: O óleo de Argan hidrata, fortalece, reestrutura, dá brilho, maciez, flexibilidade, suavidade e vida aos cabelos. Tratamento antiqueda. Estimula o crescimento dos cabelos. Aumenta a duração da vida dos fios. Hidrata os cabelos após tratamento químico.

2. USO CORPORAL:
O óleo de argan pode ser utilizado em óleos, cremes e loções corporais.
  • Indicações: O óleo de argan pode ser utilizado no tratamento de eczema e acne, massagens; prevenção de estrias em mulheres grávidas; suavizante e hidratante, além de dar brilho à pele. Como anti-aging; regenerador da pele; antisséptico e fungicida; na oxigenação e elasticidade da pele; proteção contra agressões externas; restaurador da camada hidrolipídica da pele.

3. USO NAS UNHAS:
  • O óleo de argan reestrutura e fortalece as unhas.


COMO SE USA O ÓLEO DE ARGAN?

Existem várias técnicas de uso do óleo de Argan. Profissionais como cabeleireiros e cosmetólogos aprenderam a conhecer o ouro do Marrocos e combinaram diversas técnicas de uso e aplicações com produtos complementares.

Nos cabelos:

- Anticaspa:
Aplique algumas gotas de óleo de argan no couro cabeludo para tratar caspa. Massageie e espalhe com o pente pelo restante dos cabelos para dar brilho (não precisa enxaguar).

- Pontas duplas: Aplique algumas gotas nas pontas para tratar e prevenir pontas duplas.

- Hidratação profunda e banho de brilho: Aplique várias gotas de óleo de Argan no couro cabeludo, espalhe pelos cabelos com um pente e enrole uma toalha na cabeça. Espere 30 minutos e lave normalmente .Você também pode colocar algumas gotas no seu shampoo e condicionador para deixá-los mais hidratantes.

- Leave-in: o óleo de Argan pode ser utilizado como leave-in no cabelo todo.

- Cabelos danificados: O óleo de Argan também pode ser usado para tratar cabelos danificados e quebradiços.


No corpo:

No uso corporal, aplique apenas algumas gotas, pois o óleo de Argan rende muito.

- Hidratação: Use o ouro do Marrocos como hidratante para rosto e corpo, para hidratar as mãos e cutículas e fortalecer as unhas. O óleo de Argan também é excelente para tratar pés ressecados e rachados.O uso é indicado tanto em peles secas como em peles oleosas, pois o óleo de Argan é absorvido facilmente pela pele e não entope os poros.

- Anti-age: Use óleo de Argan para tratar rugas no rosto. Aplique o ouro do Marrocos também na área dos olhos como hidratante e para prevenção e tratamento de pés de galinha.

- Maquiagem: O ouro do Marrocos pode ser usado antes de passar maquiagem, especialmente em peles secas.

- Uniformizador da pele: Para tratar manchas, marcas,cicatrizes e estrias. O óleo de Argan possui ótimas propriedades cicatrizantes.

- Tratamento: O ouro do Marrocos é recomendado para tratar espinhas, rosácea, eczema, doenças de pele como psoríase e neurodermite, queimadura de sol, dentre outros.

Nas Unhas:

Aplique o óleo de Argan com sumo de limão antes de se deitar. Se as suas unhas estiverem esbranquiçadas (excesso de esmalte e acetona), fracas e com aspecto ondulado, o óleo de Argan é excelente para devolver a vitalidade delas em pouco tempo. Basta amornar duas colheres de sopa de óleo de Argan no fogão ou micro-ondas, sem deixar ferver ou aqueça muito. Mergulhe suas unhas por 10 minutos. Você também pode aplicar o óleo de Argan nas mãos e nas unhas e calçar uma luva descartável. A pele fica macia e as unhas com brilho.



ONDE ENCONTRAR O ÓLEO DE ARGAN?

Você encontra o óleo de Argan no site da EMFAL, em embalagens de 100 ml e 1 litro.

Acesse www.emfal.com.br


Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

Um comentário:

  1. Excelente artigo sobre o Oleo de Argan, muito completo.

    Se você quiser, pode divulgar outros artigos no site http://www.oleodeargan.net que é bem completo, também.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir